Sustentabilidade

Home > A EZTEC > Sustentabilidade

Sustentabilidade Ambiental

A EZTEC desenvolveu uma série de programas ambientais com o objetivo de diminuir o impacto de suas atividades no meio-ambiente e promover a preservação das áreas verdes. Atualmente, a EZTEC conta com as seguintes ações ambientais:

Programa de Gestão de Resíduos: O programa visa minimizar o impacto dos resíduos gerados pelas atividades da EZTEC no meio-ambiente, além de favorecer a organização e a limpeza da obra e controlar o desperdício. A gestão de resíduos é implementada desde o planejamento até a conclusão do empreendimento. Todo descarte de resíduos envolve uma análise crítica de um conjunto de atividades:

  • Investigação e análise da melhor alternativa para a disposição final;
  • Seleção e credenciamento das empresas para a disposição final;
  • Credenciamento da disposição final do resíduo junto ao órgão ambiental;
  • Coleta e acondicionamento;
  • Disposição temporária;
  • Transporte;
  • Inventário e controle da disposição final do resíduo

Essas práticas estão em conformidade com a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 307.

Projeto Morar Bem: A EZTEC acredita que, além dos benefícios com a preservação ambiental, a manutenção das áreas verdes está diretamente relacionada com o bem-estar dos trabalhadores, dos futuros moradores e de toda a comunidade onde o empreendimento está inserido. Dessa forma, na concepção e desenvolvimento dos projetos, a Companhia toma os seguintes cuidados:

  • Antes do início das obras, o terreno é analisado por um engenheiro para a verificação de áreas de preservação ambiental e possíveis danos;
  • Preservação das árvores do terreno que estejam registradas em cartório;
  • Replantio de duas árvores para cada árvore derrubada;
  • Revitalização das praças que se localizam próximas ao imóvel;
  • Plantio de mudas nas calçadas em torno do empreendimento;
  • Manutenção/Criação de bosques em áreas disponíveis.

Programa Florestas do Futuro: A EZTEC é a primeira empresa do setor de incorporação e construção a tornar-se parceira do Programa Florestas do Futuro da Fundação SOS Mata Atlântica. Esse programa reúne a sociedade civil organizada, a iniciativa privada, os proprietários de terras e o Poder Público em torno do reflorestamento de espécies nativas da flora brasileira.

Sua atuação engloba três frentes distintas, todas de vital importância para a preservação e recuperação do meio ambiente: o seqüestro de carbono (CO2), a manutenção da biodiversidade e a preservação dos recursos hídricos da Companhia. Além disso, visa apoiar ações sócio-ambientais e a capacitação técnica por meio de atividades sustentáveis que auxiliem na conservação da Mata Atlântica.

Sustentabilidade Social

A EZTEC privilegia a qualidade de vida dos seus colaboradores por meio da implantação de diversos projetos e programas sociais em diferentes áreas. As obras seguem as mais rigorosas normas de segurança e higiene para garantir um bom ambiente de trabalho e os operários são filiados ao SINTRACON (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil de São Paulo). Além disso, a EZTEC tem uma constante preocupação no desenvolvimento social das comunidades onde atua.

Atualmente, a Companhia conta com as seguintes ações sociais:

Projeto Leitura na Obra: O projeto oferece a todos os seus colaboradores uma biblioteca no canteiro de obras. Nas bibliotecas estão disponíveis livros, jornais e revistas, incentivando a leitura e a atualização diária.

Programa de Bolsas de Estudo: O programa da EZTEC objetiva auxiliar a educação de seus colaboradores, por meio da concessão de uma bolsa-auxílio equivalente a 50% do valor dos cursos de ensino médio, graduação e pós-graduação.

Projeto Convivência Amiga: O projeto tem o objetivo de estabelecer uma boa convivência com todos os vizinhos de seus empreendimentos, desde a construção do empreendimento até as vendas das unidades. Além de cumprir todas as leis municipais, a Companhia preza pela limpeza das calçadas que circundam as obras e pela rigorosa fiscalização dos fornecedores e prestadores de serviços que se comprometem a respeitar as mesmas leis, sob pena de multa. Antes de qualquer atividade no terreno, é feita uma prospecção nas casas e prédios vizinhos para a prevenção de possíveis transtornos. Uma carta é enviada aos moradores mais próximos, informando o cronograma e os horários das obras e um canal de comunicação é aberto por meio do e-mail engenheiro@eztec.com.br. Todas as dúvidas, sugestões e reclamações são respondidas em um período de até 48 horas por profissionais das áreas de marketing, relacionamento e engenharia.