EZTEC na Mídia

Empresas oferecem desde eletrodomésticos até carros importados para poder negociar apartamentos e cativar os compradores

É de se imaginar que, com o mercado imobiliário aquecido, o esforço das construtoras e incorporadoras seja restrito ao lançamento e entrega das unidades. Não é bem assim. Não são raras as ocasiões em que as empresas recorrem às promoções ou brindes para cativar o cliente.

A EZTEC fez o desafio: compre um apartamento e ganhe um Mercedes-Benz ou um BMW (avaliados em R$ 114 mil). Ousada? Para o diretor financeiro e de relações com investidoras da EZTEC, Emilio Fugazza, a estratégia foi "diferente".

"Em alguns prédios, vendemos quase todos os apartamentos e sobram menos de 5% das unidades. Elas nos trazem custos de manutenção, IPTU, condomínio, temos que ter alguém para mostrá-las aos clientes. A estratégia, neste caso, foi reduzir o custo, pois, quando vendemos a unidade temos o dinheiro para girar o capital e investir em outras torres", afirma Fugazza.

DECISIVO/ Outra empresa que realiza promoções e a distribuição de brindes é a Yuny Incorporadora. O diretor de incorporação da empresa, Fabio Romano, afirma que os resultados são positivos. "Tais ações (de marketing) funcionam, geralmente, com clientes que já procuraram outros imóveis ou estão em dúvida entre eles. Os brindes são fatores decisivos nessas situações", diz.

Um dos empreendimentos da Yuny, Club Life Morumbi, vendeu 900 unidades em seis meses. Um dos motivos para a rápida comercialização (as empresas tentam liquidar as vendas entre o lançamento e a entrega das chaves) foi a promoção em que ganhava uma cozinha com eletrodomésticos Brastemp quem comprasse o imóvel naquele condomínio.

Os principais benefícios na distribuição de brindes não trazem resultados apenas imediatos. Romano e Fugazza dizem que aumentou a quantidade de clientes nos estandes das construtoras depois do lançamento dessas promoções.

FONTE: Diário de São Paulo - Marcos Carrieri - 24 de Outubro de 2010