EZTEC na Mídia

SÃO PAULO - O Banif divulgou sua carteira recomendada para o mês de setembro com 12 papéis, mantendo a posição defensiva e revelando poucas alterações à medida que seus analistas não vislumbram um catalisador decisivo para impulsionar o mercado no período.

"Com poucas alterações no cenário delineado para setembro em comparação com o do mês anterior e sem grandes eventos no horizonte, que possam motivar mudanças, estimamos que o mercado andará de lado e a volatilidade deverá se reduzir", comentam os analistas do Banif.

Perspectivas

Segundo as previsões da equipe da corretora, neste mês as atenções deverão seguir sobre a atividade econômica dos Estados Unidos, "que vem mostrando sinais de fraqueza desde o início do segundo semestre deste ano", assinalam. Quanto ao restante do globo, destaque à China: "acreditamos que a única surpresa negativa esse mês poderia vir da China, que ultimamente vem divulgando dados heterogêneos e inconclusivos."

Já voltando-se ao front doméstico, a corretora demonstra otimismo sobre a oferta de ações da Petrobras. "Embora a fraca performance das ações da companhia no último 1,5 ano tenha contribuído para manter a baixa do Ibovespa, acreditamos que após a operação, estas ações poderão ter o efeito inverso."

Alterações para o mês

Para este mês, os ativos de AES Tietê, MRV e EZTEC são agregados ao portfólio. Com relação à primeira, a entrada deve-se a expectativa de que a companhia anuncie um "bom resultado" e "dividendo altos" no segundo semestre. Já em relação à MRV e EZTEC, o motivo pela sua inclusão à carteira deve-se, em suma, ao desempenho das companhias nos dois primeiros trimestres do ano.

Além disso, a carteira da Banif deste mês revela também uma maior exposição à Petrobras, de 20% (acima dos 15% do mês anterior), na expectativa pela capitalização, e uma redução do peso de Eletropaulo. Por fim, "B2W (que divulgou um resultado fraco no 2T, sem expectativas positivas no curto prazo), a CSN (devido à deterioração da perspectiva para o curto prazo) e a Tegma (que teve uma performance espetacular esse mês)", deixaram o portfólio.

Performance

Em agosto, a carteira da corretora exibiu valorização de 0,42%, performance superior à do Ibovespa, que mostrou variação negativa de 3,51% no período. No acumulado de 12 meses, as sugestões da Banif acumulam ganhos de 8,42%, contra variação negativa de 5,03% do benchmark.

Confira a carteira da Banif para setembro:

Empresa

Código

Peso

AES Tietê

GETI4

10%

Bradesco

BBDC4

5%

Eletropaulo

ELPL6

5%

EZTEC

EZTC3

5%

Guararapes

GUAR3

10%

Hering

HGTX3

5%

MRV

MRVE3

5%

Petrobras

PETR4

20%

Telesp

TLPP4

5%

Tractebel

TBLE3

10%

Vale

VALE5

15%

Vivo

VIVO4

5%

Confira as recomendações com classificação Short*:

Empresa

Código

BR Malls

BRML3

A despeito da "visão otimista" dos analistas em relação à BR Malls, os papéis da companhia figuram com a classificação Short da corretora, dado o forte desempenho de suas ações auferido recentemente. "Em vista disto, a empresa agora está negociando a múltiplos altos (20% acima da média de preço/vendas do setor). Por esta razão, recomendamos uma posição short para a BRML3."

* Empresas com recomendação underweight, que devem ter performance de 5 pontos percentuais ou mais abaixo do benchmark.

FONTE: Equipe InfoMoney - 07 de Setembro de 2010