Governança & Compliance

Relatórios ESG

Valores e Princípios

  • ética e transparência
  • respeito à vida
  • qualidade e pontualidade
  • respeito à sociedade e ao meio ambiente
  • rentabilidade e solidez
  • comprometimento

Missão

Buscar continuamente a satisfação dos seus clientes para fortalecer a sólida reputação da marca no mercado imobiliário e o retorno aos seus acionistas

Visão

Ser reconhecida como a melhor empresa do mercado imobiliário com foco em qualidade, pontualidade e rentabilidade

Qualidade

Construir qualidade de vida atendendo às expectativas dos clientes e colaboradores por meio de melhoria contínua dos processos e do desenvolvimento sustentável.

Nossas ações
ambientais e sociais (ODS)

A EZTEC desenvolve programas e ações que buscam melhoria contínua de sustentabilidade nos canteiros de suas obras e nas comunidades ao arredor. Nos comprometemos com a melhoria contínua do nosso produto final, sempre mais sustentável e social, em acordo com a legislação vigente. Abaixo as ODSs contempladas em nossas ações.

SAÚDE E BEM-ESTAR

Os procedimentos de saúde e segurança da EZTEC são estabelecidos por mais de 30 normas. A disseminação de informações, capacitações e treinamentos também são cruciais. Ao serem integrados à Companhia, todos os colaboradores são capacitados sobre as regras de segurança, reforçadas periodicamente pelos Diálogos de Segurança (DDS). Também tomam conhecimento sobre os eventuais riscos de suas atividades, devidamente acompanhadas pelos técnicos de segurança nos canteiros de obras.

Especificamente com relação às operações, a Companhia mapeia os fatores de riscos nas diversas fases do processo construtivo, a fim de evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Os serviços médicos são de responsabilidade da área de Recursos Humanos, em conjunto com a Segurança do Trabalho, abrangendo informações, exames e documentos orientativos. A EZTEC também mantém programas de promoção da saúde que contemplam cartazes e folhetos com orientações sobre prevenção e tratamento de dependência química e de doenças sexualmente transmissíveis.

 

 

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Em 2021, a EZTEC realizou mais de 778 horas de treinamento para 247 colaboradores no total, considerando-se os níveis hierárquicos a partir da gerência. A pandemia limitou as oportunidades para capacitações presenciais, portanto a maioria foi realizada de forma online.

IGUALDADE DE GÊNERO

O setor da construção civil é predominantemente masculino, principalmente considerando-se a mão-de-obra nos canteiros. No entanto, o perfil administrativo da EZTEC apresenta um diferencial, com forte presença feminina, que chega a 45% do contingente nos escritórios. Outro destaque é a valorização das mulheres na liderança, com um número crescente em cargos de gestão. Atualmente, 34 delas ocupam cargos de Supervisão, Coordenação, Gerência e Superintendência.

AGUA POTÁVEL E SANEAMENTO

Para garantir a economia de água nas operações, a EZTEC possui meta de consumo de água potável (acumulado) por m² construído, bem como implementa e mantém diversas ações para redução do consumo nos canteiros de obra, como:

• Lava-rodas com sistema de reuso de água;
• Sistema de captação e utilização de água de chuva;
• Reaproveitamento de água do lavatório de mãos no mictório;
• Reuso de água em sistema de irrigação;
• Sinalização para sensibilização para uso racional de água nos canteiros de obra e no escritório;
• Desenvolvimento e construção de empreendimento com dispositivos para redução do consumo de água.

ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL

A EZTEC consumiu 11.378,51 gigajoules (GJ) de energia em 2021. A medição e o monitoramento do consumo energético, também incluídos nos indicadores do Sistema de Gestão da Qualidade da Companhia, são fundamentais para reduzir os impactos ao meio ambiente e os custos da operação. As principais iniciativas relacionadas à redução do consumo de energia da incorporadora são baseadas em:

• Manutenção preventiva dos equipamentos e atenção às especificações relacionadas à necessidade de substituir peças e/ou componentes, visando sempre o melhor desempenho e eficiência;

• Aquisição e utilização de equipamentos críticos – gruas, miniguias e cremalheiras, entre outros – que apresentem maior eficiência energética, como, por exemplo, com a etiqueta ENCE ou dos selos PROCEL e CONPET;

• Utilização, sempre que possível, de temporizadores (fotocélulas) com acionamento apenas quando necessário;

• Sinalização para sensibilização para uso racional de energia nos canteiros de obra e escritório;

• Estudo sobre certificações ambientais que incluam eficiência energética, como LEED, AQUA e Procel Edificações.

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

A EZTEC iniciou um mapeamento cultural que deverá durar até três anos, a fim de aprimorar a gestão de pessoas em todos os níveis.

A incorporadora valoriza o trabalho em equipe e a interação entre as áreas, promove programas de capacitação e desenvolvimento de carreiras para as equipes técnicas e administrativas, para formar e reter talentos, reforçando também o engajamento.

Em 2021, a Companhia criou 561 postos de trabalho. Os colaboradores têm como benefícios: plano de saúde e de academia com coparticipação e por adesão, plano odontológico, seguro de vida oferecido conforme convenção coletiva, vale alimentação/refeição e pagamento de combustível conforme a elegibilidade. A participação nos resultados (PLR) é determinada pelo acordo firmado anualmente.

Em 2021, a EZTEC realizou mais de 778 horas de treinamento para 247 colaboradores no total, considerando-se os níveis hierárquicos a partir da gerência.

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

A profunda expertise da EZTEC em reabilitar áreas para uso declarado é reconhecida pelo mercado. A Companhia segue criteriosamente a legislação aplicável a áreas contaminadas, tendo como principal norteador a Decisão de Diretoria nº 038/2017/CETESB, que dispõe sobre a aprovação do “Procedimento para a Proteção da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas”, da revisão do “Procedimento para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas” e estabelece as “Diretrizes para Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Âmbito do Licenciamento Ambiental”, em função da Lei Estadual nº 13.577/2009 e seu regulamento, aprovado por meio do Decreto nº 59.263/2013.

A avaliação de risco direciona o Plano de Intervenção, em que são definidas as medidas necessárias para o uso seguro da área de interesse, de acordo com a ocupação futura. O processo todo é avaliado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que emite o parecer favorável ao plano proposto, permitindo o licenciamento do empreendimento no órgão municipal competente e início da implantação das medidas de intervenção.

 

CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

A EZTEC faz o completo gerenciamento de materiais e resíduos, compreendendo as etapas de geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta, transporte, armazenamento, tratamento e destinação final, priorizando a reciclagem.

Em 2021, a Companhia gerou 21.988 toneladas de resíduos. Os maiores volumes foram de entulho (16.701 toneladas), madeira (1.732 toneladas) e gesso (1.438 toneladas). Estes e os demais resíduos foram destinados para recicladoras ou áreas de triagem e transbordo, para o devido beneficiamento.

AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL

A EZTEC contabiliza a emissão de gases do efeito estufa (GEE) baseada nas principais metodologias utilizadas em inventários corporativos (GHG Protocol, ISO 14064, Intergovernmental Panel on Climate Change e World Resources Institute/World Business Council for Sustainable Development), atendendo à crescente demanda da construção civil. A iniciativa é motivada por políticas de ESG cada vez mais sólidas no setor e tem orientado investidores, incorporadoras e construtoras no estabelecimento de metas de redução da pegada de carbono.

VIDA NA ÁGUA

A captação água é realizada por meio de rede pública e, quando necessário, por caminhões-pipa para as obras. O descarte ocorre pelo sistema público de esgoto. A drenagem de água superficial do solo é executada de acordo com as melhores práticas, mitigando eventuais impactos.

VIDA TERRESTRE

Motivada  por políticas de ESG cada vez mais sólidas no setor e tem orientado investidores, incorporadoras e construtoras no estabelecimento de metas de redução da pegada de carbono, mesmo com a complexidade do uso destes indicadores em engenharia e construção.

Como primeiro resultado, a Companhia registrou redução das emissões brutas, de 226,97 tCO2e em 2020 para 196,25 tCO2e em 2021.

PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES

O gerenciamento de riscos é monitorado pelo Departamento Jurídico e as oportunidades de mudanças na atividade-fim, são examinadas pela alta administração e compartilhadas por departamentos e por influência de cada questão.

Estatuto, políticas e regimentos

Comitês

Comitê de ESG (Environmental, Social and Governance)

Os objetivos do Comitê são principalmente: (i) subsidiar o Conselho de Administração para tomada de decisões quanto à busca e adoção das melhores práticas de governança corporativa; (ii) dar suporte à gestão para o estabelecimento de cultura e implementação de meios que possibilitem a efetivação da sustentabilidade como valor fundamental para a Companhia e seus acionistas; (iii) fortalecer a integração dos aspectos econômicos, ambientais, sociais e de governança na estratégia e no modelo de negócios, nas decisões de investimento, nos produtos, nos serviços, nas relações comerciais e concorrenciais, nos processos de inovação e de desenvolvimento tecnológico da Companhia; e (iv) contribuir para que a estratégia da Companhia contribua para a mitigação dos riscos sociais, ambientais e climáticos das suas atividades.

Clique aqui para acessar o regimento interno.

Membro Cargo
Flávio Ernesto Zarzur Coordenador do Comitê
Marcos Ernesto Zarzur Membro do Comitê
Luiz Antonio dos Santos Pretti Membro do Comitê
Anis Chacur Neto Membro do Comitê
Comitê de Ética e Conduta

Compete ao Comitê, quando demandado: (i) Zelar pelo cumprimento do Código de Conduta Ética e esclarecer dúvidas quanto ao seu conteúdo; (ii) Em conjunto com o Coordenador de Compliance, realizar a apuração e tratamento das comunicações feitas ao Canal de Ética; (iii) Consolidar a avaliação de riscos de integridade da EZTEC, por meio da elaboração de relatórios periódicos e reportá-los à Diretoria e, em caso de impedimento da Diretoria, ao Conselho de Administração; (iv) Analisar e deliberar sobre desvios de conduta e conflitos de natureza ética em relação às diretrizes estabelecidas no Código de Conduta Ética, definindo as medidas disciplinares cabíveis; (v) Analisar periodicamente os riscos de integridade associados à EZTEC; (vi) Monitorar o programa de integridade de forma periódica; (vii) Sugerir adaptações ao programa de integridade e traçar planos de ação para o seu cumprimento; (viii) Deliberar sobre omissões ou dúvidas de interpretação do Código de Conduta Ética; (ix) Recomendar as providências cabíveis frente aos casos que se caracterizam violação ao Código de Conduta Ética; (x) Tratar todos os assuntos endereçados ao seu conhecimento dentro do mais absoluto sigilo e preservando os interesses de imagem e reputação dos envolvidos; e (xi) Zelar e revisar, sempre que necessário, os princípios éticos contidos no Código de Conduta Ética, encaminhando eventuais inclusões e/ou alterações para aprovação do Conselho de Administração da EZTEC.

Clique aqui para acessar o regimento interno.

Membro Cargo
Cristiane Calegari Rodrigues Coordenadora do Comitê
Carlos Alberto da Costa Cordeiro Vice Coordenador do Comitê
Vanessa Silva Borin Membro do Comitê
Comitê de Auditoria

Compete ao Comitê, dentre outras matérias: (i) opinar sobre a contratação e destituição dos serviços de auditoria independente; (ii) supervisionar as atividades da auditoria independente e monitorar sua efetividade e independência; (iii) discutir o plano anual de trabalho do auditor externo e encaminhá-lo para apreciação do Conselho de Administração; (iv) avaliar, monitorar e manifestar-se sobre a qualidade e integridade das informações trimestrais, demonstrações intermediárias e demonstrações financeiras; (v) acompanhar as atividades da auditoria interna e da área de controles internos da Companhia (departamento de Compliance); (vi) auxiliar nas atividades da área de elaboração das demonstrações financeiras da Companhia; (vii) avaliar e monitorar as exposições de risco da Companhia, promovendo seu gerenciamento, de acordo com a Política de Gerenciamento de Riscos da Companhia; (viii) avaliar, monitorar e recomendar à administração a correção ou aprimoramento das políticas internas da Companhia, incluindo a Política de Transações entre Partes Relacionadas; e (ix) receber e tratar informações acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia, além de regulamentos e códigos internos, inclusive estabelecer procedimentos específicos para proteção do prestador e da confidencialidade da informação, observado o disposto no item 4.3 deste Regimento Interno

Clique aqui para acessar o regimento interno.

Membro Cargo
Nelson de Sampaio Bastos Coordenador do Comitê
Anis Chacur Neto Membro do Comitê
Antonio Carlos dos Santos Arantes Membro do Comitê

certificações e reconhecimentos

PBQP-H desenvolveu o SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil), um sistema de certificação de gestão da qualidade voltado exclusivamente para construtoras, sendo a certificação do sistema de gestão da EZTEC a de Nível A, o mais abrangente dos níveis existentes. São 79 requisitos que precisam ser implementados, mantidos, evidenciados e avaliados por um organismo independente de certificação.

 

LEED FOR OPERATIONS AND MAINTENANCE

 

 

 

 

Cumpriu os requisitos do nível Platina de Certificação estabelecido pelo U.S. Green Building Council no Leed Green Building Rating System (Sistema De Classificação De Edifícios Verdes) para os empreendimentos EZ TOWERS A e B.

 

 

 

LEED FOR CORE AND SHELL

 

 

 

 

 

Cumpriu os requisitos do nível Ouro de Certificação estabelecido pelo U.S. Green Building Council no Leed Green Building Rating System (Sistema De Classificação De Edifícios Verdes) para os empreendimentos EZ TOWERS A e B.

 

 

A NBR ISO 9001 (International Organization for Standardization) é uma Norma, internacionalmente reconhecida, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade e tem como objetivo a padronização e melhoria dos processos de uma organização, satisfazendo as suas próprias exigências e as de seus clientes e reguladores. A Companhia possui sistema de gestão certificado desde 2011 para EZTEC e 2018 para TEC VENDAS.

 

A EZTEC obteve a classificação NDT 1, maior classificação no atendimento aos critérios do NÍVEL DE DESEMPENHO TÉCNICO CAIXA. O NDT uma certificação da Caixa Econômica Federal que oferece benefícios às construtoras e incorporadoras que atingirem níveis avançados de performance técnica e expertise. Para obtê-la, as empresas são avaliadas em questões como projetos, estruturas, certificações, execução, pós-entrega, marcas.

Assembleias e outras Reuniões